sábado, 27 de novembro de 2010

O Teatro da "Guerra Ao Tráfico"

Quem está assistindo o show de terror dos tiroteios no Rio de Janeiro e que assistiu no cinema (ou pirateou) os filmes “Tropa de Elite”, deve estar achando que a realidade imita ficção.

Quanto aos filmes, não assisti a nenhum dos dois. Na verdade, não é preciso vê-los – filmes que, particularmente, acho que são pura jogada de marketing –, basta assistir os jornais (de todas as emissoras) e ler os jornais impressos e da internet. E olha que, a meu ver, até a imprensa está no jogo.

A coisa toda está dada desde a primeira eleição do (des)governo Garotinho (ambos os dois macho e fêmea da terrível espécie). Álvaro Lins e Josias Quintal eram os grandes da (in)segurança pública. Só para refrescar a memória, Álvaro Lins recentemente teve seu mandato de deputado estadual cassado(?). Serginho Cabral fazia parte do (des)governos Garotinho. Seus maiores aliados eram milicianos: Natalino e Jerominho, ambos dominavam(?) a Zona Oeste da Cidade, inclua o Álvaro Lins. Um outro nome importante é do falecido Nadinho de Vila das Pedras. Vila das Pedras é uma das primeiras "comunidades" a aderir ao modelo milícia de controle interno. Chegou a ser notícia como sendo a favela que não tinha traficante nem viciado.

Como sempre onde o Estado não se faz presente, alguém tem que ocupar a vaga aberta. Se o Estado não ocupa o território com Educação, Saúde, Infra-estrutura, condições dignas para a população, obviamente, aparecerá um “benfeitor” para ocupá-lo. Assim foi com os traficante e com os milicianos.

O contraditório Gabeira – que detonou o César Maia na eleição para prefeito, mas deu o maior apoio para que ele se elegesse ao Senado Federal e que não viu nada demais nisso – denunciou a amizade e o apoio político dos milicianos ao Serginho durante a campanha eleitoreira.

Essa conversa de UPP é só fachada para os milicianos ocuparem o espaço deixado por alguns traficantes que não quiseram se aliar ao novo comando, à nova ordem.

O pior é que a gente não vai ter nem para quem reclamar. Pense comigo: se eu reclamava do traficante, era porque ele era marginal da lei, oposição ao estado de direito. Agora, se eu reclamar do miliciano, vou reclamar para quem, se o miliciano é integrante do Estado, tem o aval das autoridades?

Essa é a perversão da coisa toda. A verdade é que não sabemos do terço nem um décimo. Ficaríamos estarrecidos com a sujeira que esses camaradas escondem.

Quem vocês acham que financia o tráfico de drogas, de armas e de pessoas? Quem mantém as leis frouxas para que os bandidos sempre se saiam bem? De quem é o interesse que a Educação e a Saúde sejam sucateadas?

Podem achar que sou paranóica, mas não é teoria da conspiração, é apenas a degeneração da Sociedade com a conivência da própria Sociedade que reclama que não está legal.

Será que o bacana vai deixar de fumar o seu baseado por causa da "guerra do tráfico"? Será que os sonegadores de impostos vão deixar de pagar propina ao policial, ao fiscal ou outro representante do Estado, ou vão cumprir com suas obrigações? Vamos deixar de fazer coisas erradas porque são erradas ou porque vão nos multar ou punir de alguma forma?

Acho que é por aí... Sei lá, acho que as coisas mudaram rápido demais para mim. Tenho menos de 40 anos e não entendo como o mundo ficou de pernas para o ar em tão pouco tempo.

Ah, estou de saco cheio dessa mercadoria toda, já deu para mim. Queria viver em país civilizado, com gente civilizada e educada, colorida, gay, hetero, bi, transex, baixa, alta, careca, cabeluda, gorda, magra, enfim diversificada... Mas sem esses babacas que estão mandando no planeta atualmente.

A coisa toda está na cara, mas a população apavorada e fascinada com o “show de imagens” da mídia não consegue visualizar a crueza dos fatos.


Para mim, não há novidade no que a entrevistada aponta. Apenas discordo em um ponto: o fato de a população ter a quem reclamar quando a polícia a desrespeitar. Isso eu acho muito difícil pelos próprios argumentos apresentados: temos uma polícia desacreditada, corroída pelo descaso de muitos governos e marcada pelos escândalos de corrupção.

Fico pensando no que virá após tudo isso que está acontecendo.

Que Deus nos proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário