quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Minhas Considerações: Bonde de Santa Tereza

Tragédia Mais que Anunciada

Parece que os administradores públicos não conseguem aprender com a história. Ao que vemos a população também tem memória curta, porque continua votando nesses mesmos incompetentes de sempre.

O caso dos bondes é a conhecida repetição de outros tantos descasos com a população e o estado do Rio de Janeiro. É um misto de incompetência gerencial, falta de investimentos (não disse falta de verba), desrespeito à vida e crença de que "comigo não vai acontecer".

Fotos antigas mostram que o bonde sempre foi transporte de massa. Sempre lotados, mas atendiam (bem ou mal) às necessidades da população daquela época. Com o progresso, deixou de ser o principal transporte, mas não deixou de atender uma considerável parcela da população da Cidade do Rio. Passou também a ser meio de transporte para turistas, tornando-se atração turística.

Outras tragédias foram evitadas pela perícia de motorneiros, outras não. Essa, a mais recente (lamento não poder dizer que é a última), ocorrida em 27/08/2011, matou 6 pessoas e feriu outras 27. Desculpas esfarrapadas foram dadas pelos administradores públicos, quiseram culpar o motorneiro e os passageiros pela superlotação. Dias depois, um morador do bairro filmou a utilização irregular de bondes reformados, "cheirando a novo", por parte de hotéis do bairro de Santa Tereza. O morador denuncia que foi impedido de ingressar no transporte público, pago com os impostos de todos nós. O que dizer de tudo isso?

Quer os administradores públicos gostem ou não, o bonde de Santa Tereza é transporte de massa, que também atende aos turistas. Não é a privatização do Serviço Público que vai trazer benefícios à população. Mesmo privatizado, o serviço de transportes sempre será uma concessão, podendo (e devendo) ser gerenciado pelo Estado. É urgente a necessidade de investimentos, independentemente de se visar a Copa, Olimpíadas ou qualquer outro megaevento lucrativo para determinados grupos. A população merece respeito.

Não podemos perder a esperança de que dias melhores virão, porque é a única coisa que a omissão do poder público falta nos tirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário