sábado, 28 de janeiro de 2012

Impressões

Não sei se só eu tenho essa percepção, mas ultimamente tenho a impressão de que o ser humano tem apenas um objetivo: destruir a si próprio, o resto da humanidade e tudo o mais que tenha vida na face da Terra (ou pelo menos, até que chegue a outros planetas em que haja vida).

Frequentemente o que deveria ser só impressão passa ser certeza. O que está acontecendo? As pessoas não se respeitam mais. Matar parece ter se tornado diversão de certos grupos e indivíduos. Hoje em dia basta alguém cismar com outro e pronto! Mais um candidato a sofrer com dolorosas seqüelas ou a morte.

O ser humano se acha a criatura mais importante do universo. Diz-se racional, e por isso superior aos demais seres vivos. Quando acontece algum crime bárbaro, logo chamam o criminoso de “animal”. Ora, pitombas, por que animal? Não é o presunçoso ser humano autor do delito? Há aqueles também que qualificam o celerado de “louco” ou “maluco”. Quer dizer que ser louco é sinônimo de criminoso? Quanta ignorância!

Frequentemente vangloriamos-nos de nossa capacidade de raciocinar para justificar uma pretensa superioridade em relação aos demais seres do mundo. Por isso, certas questões não saem da minha cabeça: Será que nós somos mesmo racionais, apesar de nosso atraso moral? Ou será que somente falamos isso para intimidar os animais não-humanos? Ou ainda: Será que é por que não temos argumento melhor para justificar a nossa estupidez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário