segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

R.I.P - Aqui jaz, futebol brasileiro!

R.I.P
Aqui jaz, futebol brasileiro!
 
Brasil, o país do futebol e da impunidade.
Os debates sobre a punição à Lusa e ao Flamengo chegaram a ser ridículos. Em nenhum momento, os comentaristas profissionais se deram ao trabalho de pensar em algo além da punição máxima (perda de pontos) por parte dos infratores. Aliado a isso, restringiram-se ao "bairrismo", à tosca guerra Rio X SP.

Ora, relembremos o caso:
Lusa, Flamengo e Cruzeiro (esse último campeão brasileiro com 4 rodadas de vantagem), cada um a sua forma, escalaram jogadores de forma irregular. Pelo regulamento, deveriam ser punidos pela infração. Acontece que a punição deve ser graduada de acordo com a gravidade da infração.
Ok. O Cruzeiro foi punido com multa. O assunto não chegou a ser problema nem foi aventada a perda de pontos, pelo menos, à época da punição.
No caso de Lusa e Flamengo, a coisa ficou complicada. A punição com multa já não era mais suficiente, pois outros interesses estavam em jogo. Interesses de outro clube tradicional, conhecido pelas "viradas de mesa".
Desde o início da discussão, em nenhum momento, os representantes do STJD aventavam a possibilidade de outra punição senão a perda de pontos por parte dos infratores.
Pensando alto:
1. Imaginem se o Flamengo não fosse punido com a perda de pontos, como justificar punições diferentes por infrações idênticas?
2. Imaginem se o Vasco consegue a anulação do jogo contra o Atlético Paranaense (outra aberração tipicamente nacional), será que o Flamengo seria punido com a perda de pontos e consequente rebaixamento?
3. Imaginem se a perda de pontos tirasse o campeonato do Cruzeiro, será que a perda de pontos seria aplicada nos casos da Lusa e do Flamengo?
4. Por que as punições são diferentes se as infrações são as mesmas?

Entendo que, se há infração da regra, deve haver punição. Só não consigo entender o motivo de as punições serem aplicadas pela cara do infrator e não pela gravidade da infração.
No fim das contas, quem é punido é quem aprecia o futebol, pois os cartolas querem mais é botar dinheiro no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário